Conhecimento

Museu da Moda: único no mundo

Ao longo dos meus 55 anos de carreira na moda, sempre tive a vontade de mostrar a moda fisicamente e não só por meio de livros. Visitei museus nos cinco continentes e nunca encontrei o que eu esperava ver. Minha expectativa era poder admirar esteticamente o tema, um desejo que não saía da minha mente. E, finalmente, em dezembro de 2011, depois de muitos anos de estudo, consegui concretizar meu grande sonho: inaugurar o Museu de Moda, único do gênero no mundo, localizado em Canela (RS), que conta a evolução da história ao longo de quatro mil anos do vestuário feminino em peças criadas por mim.

Todo o acervo conta com cenários contextualizados, ou seja, os objetos que marcaram época, como lustres, apliques, tapeçarias, materiais e pedras dos pisos, são originais de cada período e lugar, garimpados em antiquários do mundo inteiro.

Trata-se de uma reconstrução estética do vestuário feminino retratando a moda em diversas épocas, com destaque às réplicas de vestidos de rainhas e princesas. Proporcionar conhecimento por meio de estilo e beleza é algo muito prazeroso. É gratificante transformar moda em história e história em moda da forma como estamos conseguindo fazer.

Na parte destinada ao Egito, por exemplo, identifica-se o início da moda, com roupas de algodão feitas à mão e sem qualquer costura. Já a era de Napoleão é inspirada nos ambientes da realeza da época, e a seção Belle Époque reproduz a era de alto luxo da moda. As cores e os tecidos nobres só aparecem na Idade Média.

A Renascença traz o luxo, vestidos com saias e mangas volumosas das rainhas europeias. Cada um pesa em média 12 ou 13 quilos. Cada saia tem uma estrutura de ferro por baixo. Só o vestido de Maria Antonieta demorou três meses para ficar pronto.

Considerado um marco no cenário mundial, o acervo contém centenas de peças criadas por tecelãs artesanais e por costureiras profissionais que tiveram a missão de deixar as roupas o mais semelhante possível com as peças originais, distribuídas em vários ambientes com produção de luz, cenografia e sonoplastia.

Atualmente, o Museu da Moda de Canela conta com quatro outras exposições: Puppen Festival (coleção de bonecas de pano vestindo modelo icônicos de grandes estilistas),Divas do Cinema (13 modelos de vestidos consagrados no cinema usados por atrizes que marcaram época), Trajetória de Milka Wolff e miniaturas de vestidos de noivas (oito miniaturas de vestidos de noivas famosas intitulada de “Celebridades”).

Procurei fazer tudo o mais real possível para ser um marco para quem gosta e estuda moda. Até então, toda essa história constva apenas em livros. Selecionei as roupas que tinham mais importância para mostrar o que marcou cada época.

Como citar e referenciar este artigo:
WOLFF, Milka. Museu da Moda: único no mundo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/museu-da-moda-unico-no-mundo/ Acesso em: 20 abr. 2024