Conhecimento

A Homeopatia e a lei dos semelhantes

A Homeopatia é um sistema terapêutico complementar que contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas. Atua através de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital dos seres vivos. É orientada por quatro princípios: lei dos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, doses infinitesimais e medicamento único.

O princípio da lei dos semelhantes estabelece que uma doença específica pode ser curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença. Ou seja: o que causa mal a alguém “saudável” pode curar alguém doente. Se um veneno produz efeitos como vômitos em uma pessoa, a versão homeopática (diluída e dinamizada) desse mesmo veneno poderá tratar pacientes com problemas de vômitos recorrentes, e assim por diante.

A experimentação na pessoa sadia dita que os testes de medicamentos homeopáticos devem ser realizados em pessoas – nunca animais saudáveis. Dessa maneira, é possível avaliar os efeitos objetivos e subjetivos no grupo de experimentadores (como são chamados) e encontrar, em termos gerais, o “veneno que em doses homeopáticas cura”.

As chamadas doses infinitesimais consistem na diluição drástica de um medicamento e agitação (dinamização) para “despertar” propriedades latentes. Esse princípio causa controvérsias, porque, de acordo com muitos médicos, desafia qualquer lei da física ou bioquímica conhecida: de tão diluído o remédio, é possível que não haja molécula alguma mensurável do princípio ativo original. Alguns experimentos, no entanto, indicam que fenômenos ainda incompreendidos da física quântica poderiam explicar a eficácia dos medicamentos homeopáticos.

O princípio do medicamento único, que suscita debate mesmo entre especialistas em homeopatia, afirma que a intervenção deverá ser realizada por vez: o paciente deverá tomar o medicamento que contenha o maior número de estímulos para os sintomas que o paciente apresenta. Apenas assim, o médico conseguirá avaliar a eficiência da terapia de forma precisa. De acordo com a Homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença: ele carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Por esse motivo, a função do médico homeopata é restaurar o organismo aos estágios que precedem a vida, no caminho da cura. É considerada, portanto, um tratamento preventivo e curativo.

Empregando mais de dois mil remédios diferentes extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, a Homeopatia se propõe a estimular o sistema imunológico e restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas e tratar qualquer doença, embora nem todos os indivíduos se beneficiem integralmente com a terapia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a sua prática como terapia alternativa e complementar. No Brasil, foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, em 1980, e é utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. Todavia, não se trata apenas de uma exclusividade médica: a Homeopatia está ao alcance de todos os profissionais não médicos, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO).

 

Rudmar Moscarelli, terapeuta

 rudmar.homeopatias@terra.com.br

http://holosvirtualschool.com/site2010/

Como citar e referenciar este artigo:
MOSCARELLI, Rudmar. A Homeopatia e a lei dos semelhantes. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/a-homeopatia-e-a-lei-dos-semelhantes/ Acesso em: 28 mar. 2024